Estudar fora do Brasil é uma alternativa que muitos estudantes buscam. Esse pensamento vem a partir do momento que não acha oportunidades concretas no Brasil. Afinal o mercado de trabalho não está fácil.
Muitos casos buscam a solução no exterior porque estão descontentes com o modo de vida aqui no Brasil. A família, é um dos pontos que muitas vezes faz com que nos sentimos presos sem poder escolher os caminhos a vontade. Então, para realmente se sentirem livre buscam recursos avançados, ou até mesmo desesperados.
Não é só a família que nos leva a sair do nosso país de origem, as dificuldades financeiras muitas vezes nos obrigam a buscar soluções rápidas sem pensar muito, é nessa vontade "afobada", que acabamos nos arrependendo e até nos dando mal.
Quando vamos para um outro país, só lembramos das boas características dele, só as qualidades que o mundo da mídia nos apresenta. assim, com tanta pressa de encontrar o "paraíso", não nos damos conta que nada nesse mundo é perfeito, e que todo país tem seus altos e baixos. Então, por não estarmos realmente certos para onde vamos as vezes nos arrependemos.
Deixamos tudo no Brasil, a família, os amigos, um suposto emprego, os costumes e até mesmo a nossa língua portuguesa, para nos aventurar numa viagem onde não terá idéia do que virá. Sem contar, que para viajar com interesse de estudar você vai precisar ir legalmente com um prazo para voltar. mas se estudar não está nos seus planos, somente trabalhar e guardar dinheiro, você precisa estar ciente das dificuldades no estrangeiro, e também estar seguro financeiramente para comprar sua passagem. Mas infelizmente em outros casos, a única saída quando não se tem recursos é ir ilegalmente, ou seja, correr o risco de ser deportado. Quem está realmente afim de se aventurar nisso por trabalho ou estudo precisa de sorte. Devemos lembrar que uma das dificuldades a serem atravessadas é a língua estrangeira, onde para se conviver com harmonia precisamos entender o que falamos.
É importante buscar o conhecimento, não importando onde esteja, se arriscar faz parte da vida. Se você tem bons propósitos para crescer profissionalmente vá em frente, pois há chances quando você se doa totalmente aos estudos. E quando chegar lá caso se arrependa, não faça com que esta viagem seja inútil e sem valor, aproveite e tente encontrar sempre um aprendizado para a vida pessoal ou profissional!