"Quem é que qualifica uma pessoa para o mercado de trabalho? Exatamente, ela mesma. Dou uma vassoura a um jovem desempregado: – Varre a calçada! Ele pode varrer como a cara dele. Um outro pega a vassoura e deixa a calçada imaculada. Foi a vassoura? Não, foi a vontade de varrer bem. Isso é qualidade, isso é pessoal". ( Luiz Carlos Prates)

O assunto de que iremos tratar é sobre a primeira entrevista de trabalho, que tanto cria pânico em nós jovens.
Devemos considerar este momento único, importante e decisivo. Pois, hoje o mercado de trabalho está muito disputado. Afinal quem não quer se dar bem na vida? Depois de termos estudado, de nos aperfeiçoarmos, de termos certeza do que queremos, nosso esforço será posto em prova. As entrevistas de emprego são exigentes. Claro que é neste momento que você irá mostrar realmente seu interesse pelo assunto.
Não só na primeira entrevista, mas em todas as outras que por um acaso virão, o nosso melhor apoio é a calma diante do nosso entrevistador. Precisamos anres de tudo termos certeza de que é aquilo que queremos e sabermos se realmente vamos nos dar bem nesta escolha.
Além da calma e a certeza, precisamos no dia da entrevista estarmos bem vestidos de acordo com o perfil da empresa, para dar uma impressão de confiança, outro ponto importante é a nossa postura diante das ocasiões, é claro também que o modo de nos expressarmos é muito importante, afinal se o emprego houver contato com clientes, por exemplo vendas, temos que ter " jogo de cintura" e muita educação, pois a imagem dessa empresa é o bom atendimento. Também devemos demonstrar verdadeiro interesse pela oportunidade, e termos um jogo de respostas rápidas pois a agilidade para isso é fundamental.
Não devemos encarar a entrevista como uma dificuldade ou uma "barreira" obrigatória na nossa vida, devemos levá-la como uma oportunidade "chance" para ingressar no mercado de trabalho. Se for necessário passar por vários testes, encare isso com a maior naturalidade e não desanime! Devemos lembrar que a idade para se fazer não é problema, pois nunca é cedo ou tarde de mais para exercermos uma profissão.

Agora que você leu o nosso texto, as opções de caminho para a entrevista certamente ficarão mais fáceis, e quando chegar a sua vez terá certeza do que falamos aqui. Siga a sua intuição e não abandone seu sonho!