Como vimos nos textos anteriores, os processos para escolha não são nada fáceis, precisa-se pensar muito a respeito.

Na convivência com nossos pais aprendemos muito, como a educação, o modo de ver as coisas, a cultura, a religião e até mesmo a escolha profissional de nossa família influência. Muitos tentam se espelhar na profissão de seus pais, afinal durante a vida devem já ter ouvido falar um pouco do seu trabalho.

No nosso caso, os nossos pais possuem profissões diferentes. A mãe de uma das participantes desse blog é enfermeira á dez anos e já passou muito de sua profissão para sua filha, mas a filha relata:

(participante1): “Eu admiro o trabalho e esforço de minha mãe, pois não possuo um pai presente. Sei que a área que ela atua exige muito da pessoa, mas no meu caso eu não gostaria de seguir, acho um trabalho que precisa muito de coragem, e estar pronto para qualquer tipo de situação, atender pessoas necessitadas e lidar com doentes. Se eu seguisse minha mãe profissionalmente, acredito que uma certa segurança eu teria no que estaria fazendo, pois eu aprendi muito com ela!”

(participante2): “Meu pai tem quarenta e cinco anos, e desde pequeno ele ajuda o meu avô com o trabalho no campo, tanto ele quanto minha mãe, por isso, acho que foi mais fácil para os dois seguir esta profissão, porém ser agricultora, é uma profissão que eu não quero para meu futuro. Sei que é uma área que exige muito esforço e cuidados, e que hoje cada vez mais as pessoas estão saindo do campo para trabalhar na cidade, mas acredito que não é a área que quero atuar. O cultivo de alimentos contribui de maneira essencial para a nossa alimentação, no entanto, muitos jovens assim como eu não reconhecem o valor da profissão. Caso eu me interessasse pela agricultura, teria vantagens, pois meu pai com sua experiência daria uma noção de como é trabalhar nesse ramo, seria uma grande estratégia para exercer a mesma função que ele. Apesar de tudo isso, posso dizer que eu admiro muito meus pais pelo que eles são hoje!”

É muito comum ver filhos seguindo os pais, afinal, eles convivem com trabalho deles, observam, se familiarizam tudo isso influência para definir o campo profissional.

Quando se entra no mercado de trabalho, desde já você deve ter uma noção, pois você já ouviu conselhos de seus antecedentes, tudo ficará mais claro e seguro na hora de exercer uma função. O que pode ser contra na sua carreira, é talvez o arrependimento depois que você já tiver almejado a profissão, mas fique certo de que o arrependimento, ou até mesmo a dúvida de que aquela profissão talvez não seja a melhor é normal, pois, todos passam durante sua vida um momento de desconfiança na escolha.

Tudo faz parte da escolha, se você se sente seguro e vê facilidade e apoio em seguir o seu pai, siga em frente, pois o apoio dele e a experiência vivida lhe ajudará a entrar no mercado de trabalho com mais certeza, caso esta não seja a escolha, opte por uma outra que você se identifique e vá a luta para ser mais um excelente profissional!